Dieta das Cavernas - Parte I

0


Nos Estados Unidos não se fala em outra coisa, quem testou aprova e diz que não tem nenhuma melhor, polêmica, controversa, tema de documentário e alvo de muito zum-zum-zum entre especialistas, a Dieta Paleolítica propõe uma volta aos hábitos alimentares das cavernas, e causa furor ao derrubar mitos da dita alimentação balanceada. Mas que dieta maluca é essa? Andréia Meneguete (repórter da Glamour) investigou, e eu compartilho o conteúdo com vocês... Vamos lá?!

Lançado há mais ou menos dois meses, The Perfect Human Diet (já está disponível para compras online) é um documentário sobre a Dieta Paleolítica, conhecida também como Dieta das Cavernas que coloca o dedo numa ferida aberta de nossa sociedade: afinal, quais são as causas da obesidade que já atinge 10% da população mundial? A resposta, resumidamente: o que se "vende" como alimentação ideal na verdade é uma máquina de produzir acúmulo de gordura. Isso mesmo! Nesse contexto, a Dieta Paleo vira uma especie de Messias ao propor  o resgate da forma como o homem se alimentava no tempo que era nômade, antes do advento da agricultura, há cerca de dois milhões de anos.

"O corpo humano evoluiu para digerir alimentos do planeta terra de então, e isto ficou gravado em nosso DNA. Introduzir na dieta comidas inexistentes naquela época sobrecarrega o organismo, provocando um tipo de pane. A obesidade é uma das consequências." Afirma o jornalista Charles Hunter, produtor do documentário.

Alguns nutricionistas concordam na coerência. "É fato: o organismo sofre agressão com o consumo de comidas industrializadas, e alimentos processados ou que foram transformados pelo homem." O leite que consumimos hoje, por exemplo, ao ser maturado e pasteurizado perde a vitamina D, elemento essencial para se absorver o cálcio. Sem essa vitamina, favorece-se o excesso de cálcio no intestino,o que gera um grande desequilíbrio interno. Alergias e inflamações são inevitáveis por conta disso. Vale ressaltar que, o homem é a única espécie que consome leite (ainda mais, de outro animal) em fase adulta. Mas como conseguir cálcio de forma genuína? Com alimentos verde-escuros frescos, como espinafre, brócolis e couve. E eles não param por aí, atiram pedras também em dietas 100% vegetarianas por serem deficientes em vitamina B12, encontrada somente em carne animal, e essencial para a formação do sangue e fazem campanha para o consumo de gorduras boas. 

"Fala-se dos efeitos negativos da gordura, mas a gordura do mal é fabricada pelos homens, que vem enlatadas. Gorduras como ômega 3, 6, e 9 encontradas nos peixes, são essenciais para o bom funcionamento do cérebro."  Segundo nutricionistas além de corpo sarado, essa dieta traz bom humor, pele reluzente, boa disposição e intestino funcionando como um reloginho... 

Aqui fica um depoimento, de Fernanda Rocha  Kanner, paulistana, 29 anos, estudante de medicina que fez a dieta e aprovou os resultados:

"Fiz essa dieta por duas semanas e deixei seis quilos no caminho. Além de ter desinchado e perdido tudo o que acumulei nas festas de fim de ano, notei diferenças gigantes em coisas que normalmente nem associava à alimentação. Como meu nível de estresse, energia e humor, a disposição para fazer exercícios aumentou, além da tolerância para resolver problemas, fiquei mais paciente e menos preguiçosa depois do almoço, tudo isso do dia para a noite. Após uma semana deu pra perceber a melhora na pele, que ganhou viço e minha rinite amenizou, porque meu organismo ficou menos inflamado. Pretendo adotar pra sempre esse estilo de vida, ou até que me convençam que existe um melhor, o que acho bem difícil. Significa que nunca mais vou comer um chocolate ou McDonalds? Não, de jeito nenhum! Super me reservo o direito de me empanturrar do que quiser em viagens, orgias gastronômicas especiais, ou quando a TPM bater. Mas é sem dúvida o programa nutricional que mais fez sentido para minha mente e meu corpo."



(Extraído da Revista Glamour nº 12 -  Apresenta continuação) 




0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!! Prazer enorme ter você aqui :D